terça-feira, 21 de junho de 2011


Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso
Campus Rondonópolis
Comemoração do Dia do Químico
22 de junho de 2011

Programação
• 7:00 - Credenciamento
• 7:30 - Abertura Oficial
• 8:00– Apresentação do Coral de Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS
• 8:30– Palestras
1. Atuação do profissional da Química e do Conselho Regional de Química em Mato Grosso- ProfºAli VeggiAtala (presidente do Conselho Regional de Química – 16ª Região)
2. Mercado empresaria e industrial na área de Química em Mato Grosso: Empresa Destefano – Eng. Agr. Ariel Orlando Destefano; Empresa ADM –Fernando Augusto Farraco- Analista de RH ( Empresa ADM ) e Marcos Rogério da Silva - Supervisor de Laboratório (Empresa ADM); Cervejaria Petrópolis;
• 9:30 – Exposição de Maquetes de ETA (Estação de Tratamento de Água realizada pelos alunos do Curso Técnico em Química)
• 10:30 – Coffee Break
• 11:30 – Encerramento – Premiação da maketes.

quarta-feira, 15 de junho de 2011



Sua ação faz a diferença. Esse foi o slogan do I ENCONTRO DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL DO IFMT – Campus Rondonópolis, realizado no dia 06 de junho de 2011. Teve como objetivo comemorar o Dia Nacional do Meio Ambiente, marcar o início das ações da Comissão de Responsabilidade Socioambiental e promover a discussão entre os estudantes, professores e a sociedade rondonopolitana, no sentido de sensibilizar os agentes sociais acerca da percepção dos saberes, conhecimentos e práticas voltadas às mudanças de atitudes ambientais, subsidiando deste modo, a conservação ambiental, a construção de novos olhares, valores, posturas e atitudes tanto no ambiente do IFMT, quanto na cidade de Rondonópolis, bem como no Estado de Mato Grosso.



O evento contou com a participação da Esp. Ana Paula Silva Beer (Colaboradora da ONG KOBRA), que ministrou a palestra KOBRA Recicla Rondonópolis; do MSc.



Cássio Giovanni de Aguiar Costa(Prof. Ciências Econômicas UFMT –Roo), que discutiu a Valoração Ambiental e Uso racional dos Recursos hídricos.



E ainda, na programação do evento, participaram da mesa-redonda “Diversos olhares sobre o meio ambiente” o Esp. Lindomar Alves da Silva (Secretário Municipal de Meio Ambiente), o MSc. Antônio Moreira Barros (Prof.Física do IFMT – Roo), o MSc. Wilson José Soares (Prof.Geografia do IFMT – Roo) e o MSc. Ricardo Klinkerfus Filho (Prof. História do IFMT – Roo).
O evento foi o marco das atividades da Comissão de Responsabilidade Socioambiental do Campus Rondonópolis, que possui como meta inicial redução dos copos descartáveis e implantação de um sistema de gestão ambiental.

domingo, 5 de junho de 2011




Ramo da ciência que estuda as alterações e transformações sofridas pela matéria, incluindo solo, água, ar, poluentes, minerais e metais, bem como sua composição e propriedades, a química faz parte da nossa vida há milhões de anos.
Provavelmente, um dos primeiros fenômenos, relacionado à química e observado por nossos antepassados, foi a produção do fogo. Seu domínio veio logo a seguir, no período paleolítico, há 400 mil anos.
E quem está por trás desta ciência é o químico, realizando ensaios, experimentos, estudos e pesquisas para investigar as reações das substâncias.

O QUE FAZ?





O profissional de química tem um vasto campo de atuação. Da indústria à universidade, pode atuar em diversas áreas, desde que conjugue capacidade de análise e concentração com interesse pelas ciências e facilidade para matemática.
O químico industrial, por exemplo, trabalha no controle de qualidade da produção, análise de materiais e dos produtos fabricados e pode pesquisar dados sobre a criação e o aperfeiçoamento de produtos.
Já na área de avaliação ambiental, o químico pode elaborar projetos de preservação do meio ambiente, bem como detectar substâncias e analisar possíveis danos à natureza causados por agentes poluentes.
E em instituições de ensino e pesquisa, pode lecionar ou desenvolver pesquisas que investigam processos e propriedades da química.

A química faz parte da nossa vida há milhões de anos. Desde a pré-história, o homem já acumulava conhecimentos práticos de química.
O padeiro é um alquimista quando assa o pão, o viticultor quando prepara o vinho, o tecelão quando faz o tecido, portanto, seja quem for o responsável por tornar útil e levar ao ponto de ser usado pelo homem tudo o que cresce na natureza, é um Químico.

sábado, 4 de junho de 2011

Campus Rondonópolis: Professora realiza pré-lançamento de livro na segunda-feira


A professora do Campus Rondonópolis, Suzana Taulé Piñol realiza na segunda-feira, dia 06 de maio, às 19 horas, o pré-lançamento do livro “Pesquisa Nota 10 – Métodos e Técnicas de Pesquisas Sociais na Prática”, na Feira de Inovação e Pesquisa – INESPQ na UNIC Rondonópolis – Unidade Floriano Peixoto. O lançamento será no dia 18 de junho, na Center Livros do Shopping Rondonópolis.

O livro busca simplificar os métodos e as técnicas de pesquisas aplicadas no campo empresarial, inclusive, em projetos de conclusão de curso e monografias. Mesmo empresários, poderão conhecer um pouco mais sobre como a pesquisa pode apoiar o processo decisório nas organizações e poderão acompanhar com maior propriedade o processo de pesquisa em suas empresas.

Susana Taulé Piñol é pesquisadora, consultora empresarial e autora de diversos artigos publicados em revistas, livros e anais de congressos nacionais e internacionais. Formada em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Mestre em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), têm experiência como professora e coordenadora de cursos superiores da área de gestão empresarial. E, atualmente, é professora efetiva do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) e coordenadora do Curso de Administração da UNIC Rondonópolis

Direção Geral do Campus Rondonópolis realiza reunião com a Prefeitura visando novos cursos para 2012


O Diretor Geral do Campus Rondonópolis, professor Pedro José de Barros e a Comissão de Relações Empresariais, reuniram-se no dia 24 de maio, sala da direção do Campus, com o secretário de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura Municipal de Rondonópolis, Valdemir Castilho Soares (Biliu) e com a representante do Departamento de Políticas de Trabalho, Valéria de Carvalho Silva, para discutir a viabilidade de parcerias, identificando as reais necessidades de mão-de-obra da região sul do estado de Mato Grosso.

Para contribuir com este esforço, por meio da atividade principal do IFMT que é a oferta de ensino técnico e superior de qualidade, a Instituição estuda a possibilidade de novos cursos que efetivamente atendam a sociedade rondononopolitana e municípios circunvizinhos.

Neste intuito o Campus Rondonópolis criou a Comissão de Relações Empresariais, visando estreitar as relações do IFMT com os segmentos empresariais da cidade, identificando os cursos que o mercado exige e que a comunidade necessita. O contato com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e o Departamento de Políticas de Trabalho é fundamental para conhecer as especificidades do Polo Industrial de Rondonópolis e as exigências de profissionais que o mercado exige.

A intenção da Direção Geral do Campus Rondonópolis é que os resultados destas discussões e estudos resultem na oferta de novos cursos na área técnica e tecnológica já para o primeiro semestre de 2012.

Educação Profissional: Rede federal atinge 420 mil matrículas em 400 escolas


O mês de maio registra um marco na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Com o início das aulas dos campi de São João dos Patos e de Barra do Corda, ambos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão, a rede contabiliza 400 unidades em funcionamento, com 420 mil matrículas - 301 mil em cursos técnicos e de formação inicial e continuada e 118 mil em cursos de licenciatura, bacharelado, pós-graduação e superiores de tecnologia.

Em 2005, a rede registrava 173 mil matrículas, somados os níveis básico e superior. Os dados são do Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica (Sistec).

Das 400 escolas em funcionamento, 260 são novas, surgidas com o plano de expansão lançado em 2005 - 60 funcionam em instalações provisórias. Essas novas escolas geram 116 mil matrículas, mas têm capacidade para ofertar o dobro. Outras 35 estão com obras em andamento e ainda não deram início às aulas.

O investimento realizado pelo Ministério da Educação na construção e na aquisição de equipamentos para as escolas supera R$ 1 bilhão. "É uma evolução fantástica do ponto de vista quantitativo, mas também qualitativo", explica o secretário de educação profissional e tecnológica do MEC, Eliezer Pacheco. "A cada semestre, novas turmas ingressam, completando o ciclo de instalação dos campi, que têm capacidade de atender, em média, a 1,2 mil estudantes."

O secretário ressalta também a ampla oferta, pelos institutos federais, de cursos técnicos de nível médio, de graduação e de pós-graduação em variadas áreas, sempre sintonizadas com os arranjos produtivos locais e regionais.

Expansão - O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), lançado este mês pela presidenta da República, Dilma Rousseff, prevê a construção de mais 120 campus de institutos federais. A meta é chegar a 2014 com 600 unidades da rede federal em todo o país.

Felipe De Angelis

quarta-feira, 1 de junho de 2011

Caminhada, sinônimo de saúde!!!


Saiba quais são os 10 maiores benefícios da caminhada na opinião do dr. Fabio Ravaglia, presidente do Instituto Ortopedia & saúde.

1° MAIS AMIGOS
A caminhada é um excelente exercício para manter as pessoas saudáveis e integradas na sociedade. Ajuda as pessoas a terem mais amigos!!!! A caminhada é também um excelente exercício para atingir um condicionamento físico saudável. Na caminhada, os riscos de lesões ortopédicas e cardiovasculares são mínimos em comparação a outras atividades.

2° AUXILIA NO CONTROLE DO COLESTEROL
A caminhada é uma atividade que emagrece, proporciona condicionamento cardiovascular e fortalece membros inferiores, além de reduzir as taxas de colesterol ruim (LDL e o VLDL) e aumentar o colesterol bom (HDL).

3° AUXILIA NO CONTROLE AO DIABETES
A caminhada é a atividade física mais indicada para o diabético, que deve praticá-la de três a quatro vezes por semana por, pelo menos, meia hora. A principal dica é usar tênis confortável e caminhar em local plano, sem buracos e bem ventilado. Já foi demonstrado em muitos estudos que a realização de exercícios reduz os níveis de glicose e melhora a ação da insulina. Essas ações reduzem a necessidade de medicamentos orais e a dose de insulina a ser aplicada. Além disso, o exercício queima calorias, o que ajuda no controle de peso e melhora o humor, ajudando a enfrentar os problemas da doença.

4° É BOM PARA O CORAÇÃO!
Como é uma atividade aeróbia, provoca a oxigenação cerebral e, se realizada rotineiramente, é capaz de liberar endorfinas — os hormônios que tranqüilizam e dão a sensação de bem-estar. A lista de doenças que a caminhada ajuda a evitar é imensa: acidente vascular cerebral, depressão, ansiedade, osteoporose, artrose, obesidade, diabetes “mellitus”, câncer de intestino e até intestino preguiçoso.

5° AUXILIA NA PREVENÇÃO À OSTEOPOROSE
Exercícios com suporte de peso (mesmo que o peso seja o seu próprio corpo) tais como caminhadas, exercícios aeróbicos, tênis e jogging são essenciais para o paciente com osteoporose. Mulheres no período pós-menopausa devem consultar o médico para verificar a necessidade de tomar estrógenos e progesterona (ou somente estrógenos para mulheres sem o útero). Esses medicamentos podem parar rapidamente a perda de osso, aliviar alguns dos sintomas associados à menopausa, beneficiar o coração por aumentar o "bom colesterol” (HDL) e diminuir o "mau colesterol” (LDL). Vale lembrar que se admite que os estrógenos podem aumentar ligeiramente a probabilidade do câncer de mama e útero. O paciente e seu médico determinarão a melhor alternativa em cada caso.

6° OSSOS MAIS FORTES
Assim como os músculos, os ossos se tornam mais fortes com as atividades físicas. Os melhores exercícios para os ossos são os exercícios de sustentação do peso, que forçam a pessoa a trabalhar contra a gravidade. Esses exercícios incluem a caminhada, corrida, subir degraus, musculação e dança.

7. MAIS VITALIDADE
A caminhada regular, desde que bem orientada, traz ao praticante uma série de benefícios como:
- Melhor estabilidade articular;
- Aumento de massa óssea;
- Aumento da taxa de hormônio do crescimento;
- Diminuição da freqüência cardíaca de repouso;
- Diminuição da pressão arterial;
- Melhor utilização da insulina;
- Controle da obesidade;
- Diminuição do risco de varizes;
- Diminuição do risco de derrame cerebral;
- Diminuição do risco de arteriosclerose;
- Diminuição do risco de lombalgia;
- Aumento da força;
- Aumento da flexibilidade;
- Aumento da resistência aeróbica;
- Aumento da resistência anaeróbica;
- Facilitação da correção de vícios posturais;
- Aceleração da recuperação de várias cirurgias;
- Melhora da qualidade do período gestacional;
- Facilitação do parto normal;
- Facilitação da mecânica respiratória.

8. AUMENTA A EFICIÊNCIA DO SISTEMA IMUNOLÓGICO

9° DIMINUI O ESTRESSE E COMBATE A DEPRESSÃO
A caminhada ajuda no tratamento de distúrbios psicológicos. Caminhar por 30 minutos, três vezes por semana, pode ser tão eficiente no tratamento de depressão aguda quanto a utilização de medicamentos.

10° CAMINHAR EMAGRECE!
O excesso de peso pode aumentar o risco para doenças cardiovasculares na medida em que aumenta suas chances de desenvolver hipertensão (pressão elevada), níveis elevados do "mau colesterol" e diabetes. A caminhada pode ajudar — e muito — a alcançar o peso ideal para manter a saúde.