sábado, 16 de abril de 2011

População de Rondonópolis prestigia audiência pública do IFMT e Prefeitura Municipal


A população rondonopolitana lotou o salão paroquial da Vila Operária na terça-feira (12/04) à noite, na audiência pública que teve o objetivo de discutir a demanda de cursos e buscar alternativas para suprir as necessidades do município, considerado pólo industrial em expansão.



O prefeito municipal de Rondonópolis, José Carlos do Pátio, falou que as Escolas Técnicas tem um papel importante na formação educacional e que a chegada da Ferrovia no próximo ano, a elevação para nível 5 do Aeroporto Municipal Maestro Marinho Franco, ou seja receberá vôos de médio porte entre 60 a 110 assentos; além da vinda de empresas como a Facchini, Noble Group, América Latina Logística (ALL), Tecelagem Bezerra de Menezes e a ampliação da Santana Têxtil.
"Vivemos um momento ímpar, em que a cidade se consolida como pólo industrial. Porém, temos a obrigação de oferecer profissionais com conhecimento e capacidade para transformar uma empresa. Caso contrário, esses trabalhadores serão trazidos de outras cidades e estados e os moradores daqui não serão aproveitados", disse.


O Reitor Pró Tempore do IFMT, José Bispo Barbosa, disse que o Instituto Federal oferece cursos em várias modalidades, como Ensino Superior, Ensino Médio Integrado, Técnico Subseqüente/Pós Médio e Proeja, além de trabalhar nos três pilares: Ensino, Pesquisa e Extensão.
José Bispo Barbosa destacou que a instituição irá definir os cursos oferecidos conforme os arranjos produtivos locais.
O gerente da Noble Brasil S/A, Roberto Duarte, falou que a empresa irá construir uma planta esmagadora de soja e produzirá biodiesel. A previsão é que sejam investidos cerca de 200 milhões de dólares no município. Duarte falou que a maior dificuldade da empresa em Rondonópolis é com a mão de obra, pois não conseguem contratar profissionais locais com conhecimento na área de Química e que tem recebido currículos de outros estados.
Um dos representantes da Santana Textil S/A falou que a empresa precisa de profissionais na área de automação industrial, eletro-técnica, química e mecânica. "Hoje estamos precisando de profissionais empreendedores, a oportunidade está lançada", disse.



Um dos presentes na audiência pública, João Ramos da Silva, de 57 anos, está terminando o ensino médio e questionou a equipe do IFMT se a instituição oferece cursos técnicos para pessoas da melhor idade que necessitam trabalhar e tem interesse de continuar os estudos. O Pró-Reitor de Ensino, Willian de Paula, falou que o Instituto Federal possui a modalidade de ensino Proeja (Educação de Jovens e Adultos) para pessoas que estão afastadas a muito tempo da escola e que a formação dessa mão de obra força os empresários a contratar pessoas com mais idade, e mostra que eles estão aptos para exercer a função.



A aluna de ensino médio integrado em Secretariado, Amanda Santos Alves, parabenizou os professores do IFMT e disse que está gostando muito do curso.
A estudante Ana Carolina Elias, da União Municipal dos Estudantes Secundaristas, destacou que a importância da vinda do Instituto Federal de Mato Grosso e pediu melhor divulgação dos processos seletivos, exemplificando que muitos candidatos não tem acesso à internet em casa ou na escola.
O coordenador do Núcleo da Defensoria Pública de Rondonópolis, Valdenir Luiz Pereira, contou que estudou na antiga Escola Técnica Federal de Mato Grosso (ETF-MT) no curso de eletrônica à noite e que de dia trabalhava para ajudar a sustentar a família, já que seu pai morreu assassinado quando ele tinha 13 anos, em Rondonópolis. Ele relembrou que foi aluno do Reitor, José Bispo Barbosa que é conhecido pelos alunos e comunidade acadêmica como professor Bispo.
"O curso possibilitou que eu fosse contratado pela Embratel, e essa profissão proporcionou a mim e meu irmãos outros horizontes. Trabalhei por 10 anos como técnico em eletrônica. A oportunidade de ter estudante na escola técnica me auxiliou a conseguir entrar na UFMT no curso de Contabilidade. Depois fiz Direito e hoje sou Defensor Público", relembra Valdenir Luis Pereira.
A audiência pública finalizou com o questionamento da presidente do Instituto Tecnológico, Gestão Estratégica e de Organização Social Sustentável (I-Geos), Angela Damian, que entregou uma proposta ao Reitor José Bispo Barbosa, para que o IFMT participe do grupo de trabalho Pró Sistema Municipal de Ciência, Tecnológia e Inovação de Rondonópolis. O Pró-Reitor de Pesquisa e Inovação, Ademir Conte, disse que o IFMT aceita do desafio e falou que o instituto já atua na pesquisa e inovação, acrescentando que possui um Núcleo de Inovação Tecnológica.

sexta-feira, 15 de abril de 2011

Vereadores visitaram IFMT e garantiram melhorias



Uma comitiva de vereadores, o prefeito Municipal José Carlos do Pátio (PMDB), o diretor geral da IFMT, Pedro José de Barros, e secretários municipais, visitaram nesta terça-feira (15) as instalações do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), antigo Cefet, campus de Rondonópolis. Durante a visita, os alunos e professores da instituição reivindicaram melhorias no acesso ao prédio.

O diretor geral do IFMT, Pedro José de Barros, solicitou que seja feita uma ampliação de toda a iluminação externa das ruas que levam até o instituto, já que no momento, a escola oferece dois cursos no período noturno. Barros ainda cobrou que a prefeitura efetue reparos no pátio do IFMT, assim como nas ruas de acesso ao local.

O prefeito garantiu ao diretor a ajuda do poder executivo, no que se refere ao bom andamento da IFMT. "Já solicitei ao presidente da CODER, Darci Lovato, para que providencie braços e lâmpadas para a iluminação e que sejam feito todos os reparos reivindicados. Vou pedir uma atenção especial da nossa equipe, que tem trabalhado no mutirão da dengue com os tratores, para gradear todos os terrenos baldios dessa região", prometeu o prefeito.

O presidente da Câmara Municipal de Rondonópolis, vereador Ananias Filho, garantiu a parceria do Poder Legislativo no andamento da implantação do IFMT no município. "Somos parceiro desde o começo da escola técnica em Rondonópolis e vamos continuar na briga por novos cursos e melhorias do local", assegurou.

Ananias assegurou que a Câmara vai trabalhar para que a prefeitura faça os investimentos prometidos na época da implantação. "Vamos sentar com o proprietário do loteamento para que seja feito as benfeitorias que compete ao senhor Nelson Carvalho [proprietário do loteamento], entre elas a pavimentação asfáltica de várias ruas que dão acesso ao local, ainda no primeiro semestre desse ano".

O secretário de Meio Ambiente do Município, Lindomar Alves (PV), garantiu ao diretor que nos próximos dias a Secretaria vai iniciar um projeto de arborização de todo o espaço da escola, com a plantação de árvores no local.

INAUGURAÇÃO

No próximo dia 15 de abril acontece a inauguração do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), com a presença do Reitor do instituto, José Bispo Barbosa e demais autoridades, a inauguração do espaço contará com a apresentação de show cultural.

quinta-feira, 14 de abril de 2011

Lembrando: Aula Inagural IFMT Campus Rondonópolis




Os alunos do Campus Rondonópolis tiveram início ao ano letivo nesta segunda-feira, dia 14 de março. O campus oferece no período matutino, os cursos de Ensino Médio Integrado em Química e Secretariado. Já no período noturno, são oferecidos os cursos, técnico subsequente em Informática e técnico em alimentos, na modalidade Proeja. A reitoria do Instituto Federal de Mato Grosso participou da abertura, onde contou com a presença do Reitor Pró Tempore, José Bispo Barbosa, do Pró-Reitor de Ensino, Willian de Paula e da Assessora da Reitoria, Nádia Louise Dias de Souza Freitas.




Na abertura do ano letivo, o reitor conversou com os futuros servidores sobre a nomeação e posse no Instituto, onde explicou que aguarda do Ministério do Planejamento a liberação de códigos de vagas e provimentos. O padre Lothar Bauchrowitz, pároco da Paróquia São José Operário, fez uma bênção do prédio e do primeiro ano letivo do Campus Rondonópolis.




O Diretor Geral do Campus, Pedro José de Barros, apresentou aos estudantes do Ensino Médio Integrado em Química e Secretariado, uma visita orientada às instalações do campus. No período da manhã, os estudantes participaram de uma palestra com o professor Nilton Ribeiro falou sobre a atuação do técnico em Química para o Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio em Química e a Professora Maria do Perpétuo Socorro de Oliveira Paiva falou da atuação do técnico em Secretariado para o Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio em Secretariado;




Já no período noturno, os alunos participaram de uma palestra com o professor Jorge Luiz da Silva, que falou sobre a atuação do técnico em Alimentos para o Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio em Alimentos na modalidade PROEJA e o professor Constantino Dias da Cruz Neto falou da atuação do técnico em Informática para o Curso Técnico Subsequente em Informática.

IFMT e PREFEITURA realizam audiencia pública




O Instituto Federal de Mato Grosso e a Prefeitura de Rondonópolis convidam a população de Rondonópolis para participar no dia 12 de abril, às 19h30, no salão Paroquial da Vila Operária, na avenida Bandeirantes, s/n, da audiência pública que tem o objetivo de discutir a demanda de cursos e buscar alternativas para suprir as necessidades do município, considerado pólo industrial em expansão.